Wednesday, March 18, 2009

Excursão

Tenho ido viajar, toda semana, a trabalho.
Normalmente meu vôo sai muito cedo, de modo que entro no elevador do meu prédio as 5:20 da matina.
É sempre com uma pitada de preguiça e tristeza que enfrento essas viagens. Não me dá prazer viajar nessas condições tão impositivas e desajeitadas.
Essa manhã, quando estava no táxi, bocejando e procurando a lua, lembrei-me da minha infância. As pouquíssimas vezes em que tinha de acordar tão cedo, eram alegres e festivas, porque, normalmente era um passeio da escola que me obrigava a madrugar.
Eram as excursões que mudavam a minha rotina, e faziam-me levantar cedo, com o coração cheio de inquietude e alegria. Não importava o passeio. Podia ser a um museu, ao zoológico ou à Estação Ciência, eu mal conseguia dormir de ansiedade. Apreciava cada pequeno momento daqueles dias que anteviam o passeio. A preparação do lanche especial, as recomendações em folha sulfite, um dinheirinho a mais que eu ganhava para “qualquer coisa”... Tudo tinha um gosto especial, diferente e fascinante. Eu era uma menina descobrindo o mundo e o mundo, as 5 da manhã, mesmo quando escuro, era claro pra mim.
As ruas vazias, o friozinho da manhã, cada pequeno pedaço daquele dia que amanhecia me foi cravado na memória, com um gosto absolutamente especial.
Mas essa manhã, enquanto eu estava no táxi indo ao aeroporto, não sentia nada parecido com aquela alegria e inquietação e, de repente, senti uma enorme saudade do mundo encantado da minha meninice e desejei, ainda que por um instante, ser apenas, apenas e somente isso: Uma menina indo ao zoológico...

3 comments:

Re said...

Adorava as excursoes do colegio, até aquelas que nos levavam para passar um dia num asilo ou na Apae, tudo era festa, tudo era descoberta..as vezes queria ser que nem o benjamim button, nascer velho e morrer jovem. Bjs

Anonymous said...

mas sempre tem a volta...

Anonymous said...

Eu também adorava as excursões do colégio, ainda mais que era um motivo para eu sair da minha pequenina cidade - que não tinha shopping, zoológico, parque de diversão, parque ecológico, etc, etc e ainda hoje não tem!

Imagina que até ir ver o aeroporto em BH estava na programação de uma destas excursões. Era bom ver os aviões decoralar da janela de vidro do aeroporto.

O bom que você vai acumular milhas para ir passear na Europa! Ou em Bora-Bora, quem sabe.

bjs